O que é uma Lampada Xenon e Como Funciona?

Home » Artigos » O que é uma Lampada Xenon e Como Funciona?

Lampadas de Arco de Xenônio (Xenon)

O que é Xenon ??
O Xenon (ou Xenônio) é um dos gases nobres da Classificação Periódica dos Elementos (18,8 A ou 0). É inodoro, incolor, encontrado como traço na atmosfera terrestre, e faz parte do primeiro composto de gás nobre sintetizado. O xenônio (do grego que significa “estranho”) foi descoberto por William Ramsay e Morris Travers em 1898 nos residuos resultantes da evaporação dos componentes do ar líquido. O uso principal e mais famoso deste gás é na fabricação de dispositivos emissores de luz, tais como lâmpadas bactericidas, tubos eletrônicos, lâmpadas estroboscópicas e flashes fotográficos.

O que é H.I.D. ?
É um sistema de iluminação automotiva feita a base de reatores, starters e lâmpadas de gás Xenon. As iniciais H.I.D. é uma abreviação de “High Intensity Discharge”, ou seja, Lâmpadas de Descarga de Alta Intensidade. O sistema consiste no aprisionamento do gás Xenon dentro de uma lâmpada especial, que através de impulsos elétricos vindos de um reator específico, faz com que o gás se inflame e gere luz de alta intensidade.

Qual a vantagem do Kit Xenon nos faróis ?
Primeiramente a SEGURANÇA. Elas emitem uma luz que variam entre o branco e o roxo. Quanto mais clara, melhor visão proporciona, gerando segurança para quem dirige e fica melhor visível para outros motoristas. Por emitir uma luz viva e brilhante, proporciona maior beleza aos conjuntos ópticos dos faróis. E obviamente valoriza e aumenta o valor venal do veículo, por se tratar de um acessório de excelente custo x benefício.

Do que é composto um kit para farol de luz xenon ?
O kit é geralmente composto de 2 lâmpadas de descarga de gás, 2 reatores e um chicote de ligação. O kit ainda deve acompanhar manual de instalação, certificado de garantia, garantindo a procedência e qualidade do produto.

Qual a diferença do Xenon para as lâmpadas comuns ?
Basicamente o sistema de alimentação e o tipo de luz emitida. As lâmpadas comuns são feitas com filamento interno em tungstênio, que ao receber uma carga elétrica, emitem luz. As de Xenon são tais como as lâmpadas fluorescentes: a energia carrega um reator e este reator processa, intensifica e manda as cargas para a lâmpada, resultando numa luz muito mais forte.

Qual a durabilidade do xenon em relação às lâmpadas comuns ? b>
Uma lâmpada halógena comum dura cerca de 2 anos de vida útil. Já as lâmpadas Xenon duram cerca de 6 anos, ou seja, 3 vezes mais.

O que é “temperatura de cor” ?
Toda lâmpada, seja ela halógena, fluorescente ou Xenon, emite luz onde cada versão varia conforme a cor. Estas tonalidades de cores são medidas através de “kélvins” ou “k”. O tom mais claro, semelhante a luz do dia, giram em torno de 6000k. Quanto menor, mas vai para do amarelo ao vermelho. Quanto maior, vai do azulado ao roxo. As lâmpadas halógenas comuns geram torno de 2800k a 3500k (amarelada) e as de Xenon, variam entre 6000k e 12000k.

O que são “Lumens” ? 
O termo “lumens” vem de “luminosidade”. É a medida que especifica a claridade das luzes emitidas pelas lâmpadas. Na escala de tons, quanto mais claro, mais puxado para o branco. No ápice de luminosidade, 6000k (kélvins) é o branco mais puro encontrado. Acima de 6000k, perde-se cerca de 15 a 20% em relação ao branco, já na faixa do tom azulado ao roxo. Abaixo de 3500k, no caso das lâmpadas halógenas comuns, perdem em torno de 50 a 60% em relação ao branco.

O uso do Kit Xenon é proibido ?
Segundo as legislações vigentes no Brasil, os kits entre 6000k e 8000k são permitidas, tanto na cidade quanto na estrada. Quanto aos kits de 10000k e 12000k são de uso restritos, “fora-de-estrada” ou para carros em exposição. Como na maioria das cidades européias, americanas e japonesas, o uso dos kits entre 10000 e 12000k tem se tornado frequentes, as leis daqueles países tem sofrido mudanças recentes visando a regulamentação e regularização dos kits existentes. O uso de kits Xenon de 10000k e de 12000k no Brasil, podem ser regulamentadas em breve, visando critérios de segurança aos seus motoristas. Um fato importante é ter sempre a mão, junto ao documento do veículo, A NOTA FISCAL DO PRODUTO ADQUIRIDO. Nossos kits são enviados com certificado de garantia, procedência e NOTA FISCAL.

A luz do Xenon atrapalha outros motoristas ?
Não atrapalham. Apesar das luzes fortes, o foco dos faróis de Xenon não são ofuscantes, portanto não atrapalham a visão de outros motoristas. Muito pelo contrário, sua luz permite que o carro seja bem visto, resultando em MAIS SEGURANÇA.

Eu mesmo posso instalar ?
Apesar do kit vir com manual explicando a instalação, é sempre bom contar com a ajuda de um instalador capacitado, seja um auto-elétrico ou lojas de acessórios. Pois há modelos de carros, que necessitam de um rele ou simplesmente a troca do fusivel para 30 amperes. Hoje em dia, cada vez mais pessoas procuram se aperfeiçoar em instalar estes kits, se tornando ótimos profissionais.

Para cada veículo tem um modelo de lâmpada ?
Hoje, cerca de 60% dos veículos no Brasil utilizam lâmpada modelo H4. Esta lâmpada tem 2 filamentos internos que fazem os faróis alto e baixo. Já os outros 40% utilizam lâmpadas para os faróis alto e baixo separadamente. Modelos como o Gol, Celta e Fox, por exemplo, utilizam lâmpadas H4. Já modelos como Vectra, Astra, Novo Corsa, Ka, etc, utilizam 2 lâmpadas para os faróis baixos e 2 para os faróis altos separadamente.

Lâmpadas para farol alto e baixo separadamente. Qual utilizar ?
Em casos de lâmpadas de faróis alto e baixo independentes, caso você queira instalar apenas 1 kit xenon, recomendamos que o adquira de preferência para o farol baixo, onde geralmente ele fica aceso pelo menos 80% do tempo de utilização.

E seu meu carro utiliza lâmpadas modelo H4 ?
Nos casos de lâmpadas modelo H4, o kit Bi-Xenon é dotado da lâmpada com duas luzes de faróis independentes. Por este motivo, ela fica cerca de 35% mais caro que o kit para lâmpadas de faróis alto e baixo separados.

Quais cuidados devo ter ao instalar o Kit ?
O mesmo cuidado ao trocar as lâmpadas convencionais. Como o kit é de fácil instalação, você mesmo pode instalar ou pedir a ajuda de um profissional capacitado, tomando sempre cuidado em não tocar com as mãos nos vidros das lâmpadas. Utilize luvas em seu manuseio.

Meu carro é novo. Perco a garantia do fabricante se eu instalar o Kit ?
Se seu veículo é novo e está na garantia, o ideal é que a concessionária faça a instalação do kit. O kit Xenon é um acessório auxiliar, porém em casos de instalações que necessitem intervir na parte elétrica do veículo, o serviço de instalação da concessionária é primordial para gozar da garantia completa do veículo. Um fator importantíssimo é ao adquirir o kit Xenon conosco, apresentar a NOTA FISCAL à concessionária, para que eles a anexem na garantia do fabricante do veículo. Você terá a nossa garantia do produto e a garantia da instalação da concessionária.

É verdade que o Kit Xenon consome menos bateria ?
É verdade sim !! O kit Xenon consome cerca de 35w, enquanto as lâmpadas halógenas consomem de 60 a 100w de potência. Ou seja muito mais luminosidade, consumindo até 3 vezes menos !!

É verdade que o Kit Xenon danificam os faróis ?
Isto é uma lenda !! Apesar da grande quantidade de luz produzida e de seu extenso brilho, elas emitem a chamada “luz fria”, ou seja, por trabalhar com consumo de apenas 35w e emitir luzes que variam do branco ao azul (e roxo), sua luminosidade é de baixa temperatura, o que não danifica os defletores e lentes dos faróis, mesmo os de acrílico (policarbonato).

As peças do kit podem ser vendidas separadamente ?
No momento, os kits são fornecidos completos. Peças como reatores e lâmpadas poderão ser adquiridos separadamente. Apesar disso, asseguramos que as peças RARAMENTE sofrem avarias em condições diárias de uso, portanto você pode ficar tranquilo quanto a durabilidade e qualidade do produto.

Se eu vender o veículo, posso retirar o kit Xenon ?
Claro que sim !! O sistema de instalação é do tipo “plug-and-play”, ou seja, as lâmpadas, reatores e os chicotes de instalação podem facilmente serem colocados e retirados a qualquer momento. Você, caso queira, reinstalar em outro veículo com as mesmas especificações de lâmpada.

O produto tem garantia ?
O produto tem 1 ano de garantia contra defeitos de fabricação, contados a partir do recebimento do produto pelo comprador. A nota fiscal e a garantia vai incluso junto com o kit.

Comments

  1. O xenon ofusca totalmente a visão do s outros condutores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre Nós

Eletroncar Rodovia Carlos Lindenberg, 2148 – Aribiri Vila Velha – ES, 29120-568, Brasil

Artigos Recentes

Seu nome (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Desenvolvido por Daniell Kiefer Ramaldes