Como funcionam os Vidros Elétricos para Carros?

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UM COMPLEXO MECANISMO FICA ESCONDIDO PARA FAZER ESTA SIMPLES TAREFA DE LEVANTAR OU BAIXAR OS VIDROS DO CARRO

Para as pessoas que possuem carros com vidros elétricos, que estão cada vez mais comuns, a tarefa de fechar e abrir a janela está bem mais fácil do que nos carros que ainda utiliza o velho sistema de manivela dos veículos. Afinal de contas, tanto os motoristas quanto os passageiros precisam apenas apertar um botão para subir ou descer os pneus, ou seja, nada de ter que ficar rodando manivelas. Mas você já parou para se perguntar como funciona o mecanismo que está por trás, ou melhor, por dentro da porta e que faz com que o vidro faça este movimento?

MECANISMO DE LEVANTAMENTO

Para conseguir ter um vidro que sobe ou desce apenas apertando um botão é necessário que o carro tenha um mecanismo de levantamento que funciona com um pequeno motor que fica localizado na parte interna da porta. Este motor é considerado a peça chave para que os mecanismos funcionem de forma correta. Este motor está ligado a uma engrenagem helicoidal e a diversas outras engrenagens dentadas. Todo este conjunto permite com que o mecanismo crie torque suficiente para levantar o vido. Além disso, estas engrenagens também ajudam o vidro a ficar estabilizado e nivelado, muito importante para fechar a janela corretamente, já que se ela deixar alguma brecha ladrões poderão abrir a porta ou até mesmo a janela mais facilmente.

vidro eletrico reparadorMas é claro que o mecanismo não pode se preocupar apena com o sobe ou desce das janelas. O sistema também precisa fornecer segurança para que o vidro permaneça levantado e não caia ou desça quando alguém forçar, o que também facilitaria a vida de um ladrão. A janela só pode se mover ao acionar os botões que ficam do lado de dentro do carro. Para isso, a engrenagem helicoidal no mecanismo de acionamento é fundamental. Grande parte destas engrenagens possuem sistemas de recursos de autotravamento. Ou seja, a osca pode girar a engrenagem, mas a engrenagem não pode girar a rosca: a fricção entre os dentes faz as engrenagens travarem.

O mecanismo acaba tendo um longo braço, que é fixado em uma barra que tem a tarefa de segurar a parte de baixo do vidro. A ponta do braço pode deslizar em uma ranhura da barra na medida que o vidro sobe. Já na outra ponta existe uma placa que possui dentes de engrenagens engatada a outra engrenagem, que por sua vez é girada pelo motor.

O fato curioso em relação a este motor é que ele pode ser encontrado também em diversos carros que possui o levantamento do vidro manual, com a diferença que não existe um motor que possa ser acionado eletronicamente

SISTEMA ELÉTRICO

É claro que para todo este motor e estas engrenagens funcionarem corretamente é necessário que se tenha eletricidade correndo. Os carros com vidros elétricos possuem uma vasta fiação que corre pela porta, sendo que a quantidade e a forma como esta fiação está instalada depende sempre do carro e do modelo do veículo, já que em alguns casos fios de outros recursos elétricos do carro também podem passar pela porta.

vidro eletrico motor mabuchi

Geralmente, nos sistemas mais básicos de vidros elétricos, os carros apresentam uma fiação que acionada através de um disjuntor de 20 amperes. A energia acaba chegando até o painel de controle dos interruptores e é distribuída para um contato no centro do interruptor de cada vidro. Os contatos que estão instalados em cada extremidade da estão conectados ao terra do veículo e ao motor.

Existem alguns outros sistemas que são um pouco mais avançados que não utilizam a energia que vem diretamente do motor do carro, mas sim dos módulos eletrônicos do veículo, sendo que geralmente um carro comum possui 25 destes espalhados pela carroceria. Geralmente os carros que possuem muitos controles na porta acabam utilizando este sistema um pouco mais complexo. Até porque estes controle na porta estão bastante comuns, já que em muitos modelos o motorista também poderá controlar as portas e os vidros dos caronas também.

Este mecanismo pode der dividido em 5 partes dependendo do modelo.

  • Maquina: É o mecanismo mecânico que suporta o peso do vidro e articula a abertura e o fechamento de forma mecânica.
  • Motor elétrico: É o componente responsável pela força ou energia aplicada a maquina para a realização do movivento.
  • Chicote elétrico: É o responsável por conduzir a energia através de cabos elétricos para o acionamento do motor.
  • Módulo eletrônico: É responsável pela automatização do sistema elétrico, realizando diversas funções, e também pode ser ligado em conjunto com alarme ou sistemas de travas.
  • Botões ou Comandos: São responsáveis pelo envio de sinais de acionamento ao módulo eletrônico ou diretamente ao motor, dependendo do modelo.

Como sempre, é fundamental para qualquer problema neste sistema, o diagnóstico correto para evitar gastos desnecessários. Todos os componentes deste sistema são passíveis de recuperação e alguns deles podem ser substituidos por sistemas mais baratos e atualizados.

Um circuito simples de vidro elétrico

Quando o motorista pressiona um dos interruptores, um dos dois contatos laterais é desconectado do terra e conectado ao centro do contato de energia, enquanto o outro permanece aterrado. Isto fornece energia ao motor do vidro. Se o interruptor for pressionado ao contrário, a energia passará pelo motor na direção oposta.

Um sistema avançado

Em alguns carros, os vidros elétricos funcionam de forma completamente diferente.
Ao invés da energia passar para o motor diretamente através dos interruptores, estes são conectados a um dos muitos módulos eletrônicos do carro (um carro comum possui 25).
Alguns carros possuem um desses na porta do motorista, assim como um módulo central denominado controlador da carroceria.
Os carros que possuem muitos controles nas portas provavelmente têm essa configuração.
Alguns carros possuem vidros elétricos, retrovisores elétricos, travas elétricas e até mesmo controles elétricos dos bancos, todos localizados na porta.
Seriam muitos fios para tentar passar do lado de fora da porta.
Em vez disso, o módulo da porta do motorista monitora todos os interruptores.
Por exemplo, se o motorista pressionar o interruptor de seu vidro, o módulo da porta fecha um relé que fornece alimentação ao motor do vidro.
Se o motorista pressionar o interruptor para ajustar o retrovisor do lado do passageiro, o módulo do motor da porta do motorista envia uma série de dados ao arramento de comunicação do carro.
Estes dados dizem ao controlador da carroceria para energizar um dos motores do retrovisor elétrico.

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